Pureza de vapor é um controle de extrema importância em sistemas de geração de vapor, principalmente em alta pressão e com operações com turbinas, que necessita vapor de alta pureza. Desta forma, vamos definir esses controles:
O arraste, definido por qualquer contaminante que saí da caldeira com o vapor, seja sólido, líquido ou gasoso, é a causa mais comum de contaminação do vapor, devido à água que saí da caldeira contendo sólidos dissolvidos ou suspensos.
O arraste, além de comprometer a qualidade do vapor e até reduzir a eficiência do equipamento, principalmente de turbinas ou provocar problemas de deposição e em condições mais severas, perdas da produção. O arraste também pode contaminar os fluxos do processo.
O arraste pode causar deposição nos tubos dos superaquecedores e até provocar rompimentos por superaquecimento.
Antes de se tentar minimizar o arraste, temos de conhecer suas causas. As descargas da caldeira precisa ser ajustada para manutenção da concentração de sólidos totais, alcalinidade, sólidos suspensos, óleos, graxas e sílica, dentro dos padrões ideais de operação, para cada faixa de pressão da caldeira. Sempre que necessário, poderá ser aplicado um antiespumante, para se garantir a máxima proteção contra o arraste por causas químicas.
A medição dos sólidos totais dissolvidos no vapor é um método eficiente para a detecção de arrastes e quantificação de sua intensidade. Alguns exemplos na tabela a seguir:
Concentração de STD no Vapor (ppm) | Problemas Observados |
0 a 0,01 | Nenhum |
0,01 a 0,10 | Possíveis depósitos nas turbinas e filtros |
0,10 a 1,00 | Depósitos nas turbinas. Possíveis depósitos nos superaquecedores |
Acima de 1,00 | Depósitos nas turbinas e também nos superaquecedores |
O controle da qualidade e pureza do vapor é determinado principalmente, através de análises de condutividade (sólidos totais dissolvidos). É importante considerar as definições de condutividade:
Evidências de Arraste:
Consequencias do Arraste:
Causas do Arraste:
Basicamente, existem duas causas para a ocorrência de arrastes: química e mecânica. Na tabela a seguir, apontamos resumidamente as causas e medidas corretivas para cada tipo de arraste:
Este é um conceito básico que espero esclarecer esse tema, mas participe de nosso fórum e traga suas perguntas e dúvidas.
Compartilhe esse artigo
Se você deseja adquirir nossas apostilas de tratamento de águas de caldeiras e de resfriamento, acesse: www.brunharawater.com.br/contato
Obrigado por acessar nosso site,
Brunhara