Seus operadores sabem interpretar os resultados de análises corretamente?
Eles sabem decidir quais as ações corretivas necessárias?
Em todos os treinamentos que realizo, fica evidente, a dificuldade de interpretação dos resultados de análises de água registradas em uma planilha e as ações corretivas necessárias. Realizar uma rotina de análise com frequência de 1 x dia ou 1 x turno, se os resultados não forem interpretados corretamente e no tempo certo, foi simplesmente desperdício de tempo e reagentes.
Os responsáveis pelo sucesso do tratamento da água, seja caldeira ou resfriamento, não é apenas a empresa fornecedora dos produtos químicos, mas principalmente, os operadores, pois são eles que estão cuidando do sistema e do tratamento, 24 horas/dia, 7 dias/semana. As análises do fornecedor dos produtos devem ser apenas de check e não de controle. Realizar uma análise hoje e tomar ação corretiva amanhã, não adiantará mais nada, pois amanhã, já será outra qualidade de água.
Assim, é fundamental, compreender corretamente os resultados analíticos e quais as ações necessárias, as metodologias corretas, os limites de detecção (LD) do método, possíveis interferências, etc.
Não existe literatura que ensina a técnica de interpretação de análises, apenas na prática, portanto, é fundamental, treinar os operadores para que essas avaliações sejam corretadas e as ações a serem tomada, da mesma forma.
Se deseja mais detalhes, acesse o site:
www.brunharawater.com.br ou entre em contato pelo e-mail:
jose.l.brunhara@gmail.com
Se você deseja adquirir nossas apostilas de tratamento de águas de osmose reversa, caldeiras e de resfriamento e saber mais sobre o tratamento químico, monitoramento e controles, solicite pelo site:
https://lnkd.in/dQNBY63 ou pelo e-mail:
jose.l.brunhara@gmail.com