HIDRAZINA – é um forte agente redutor de fórmula N2H4 e comercialmente, encontrada na forma de hidrato de hidrazina (N2H4H2O) e é talvez, o sequestrante de oxigênio mais conhecido e difundido no mundo. Da mesma forma que o sulfito de sódio poderia ser classificado como sendo a primeira opção como sequestrante de O2 em águas de caldeiras (sem avaliar outros fatores), a Hidrazina poderia ser a primeira opção entre os sequestrantes orgânicos e ainda, de poder ser aplicado em sistemas de qualquer faixa de pressão (sem avaliar outros fatores).
A Hidrazina reage com o oxigênio dissolvido na água de alimentação quase que instantaneamente em temperaturas >150ºC, formando nitrogênio e água, de acordo com as seguintes reações:
Assim como o sulfito de sódio, a Hidrazina também possui baixa velocidade de reação com o oxigênio em baixas temperaturas e por isso, é recomendável utilizar produtos catalisados para acelerar a reação.
A principal desvantagem técnica da hidrazina é, sob pressões (temperaturas) de 350ºC (170 Kgf/cm2) e concentrações acima dos limites normalmente recomendados, se decompor-se em amônia (NH3), o que pode ser um grande problema para sistemas que contém ligas de cobre.
A Hidrazina ainda tem a vantagem de ter, entre todos os sequestrantes, a menor dosagem estequiométrica de reação e devemos considerar sua dosagem para O2, Cobre, Fe2O3 e sua decomposição em NH3.
Para o tratamento de águas de caldeiras, deve ser aplicado um excesso de hidrazina, como também de outros sequestrantes, além da dosagem estequiométrica para se obter um residual de hidrazina de acordo com a faixa de controle especificada.
Não se pode questionar a eficiência e as vantagens técnicas da Hidrazina, porém, nos últimos anos a Hidrazina é considerada de toxidade e por isso, sua utilização como sequestrante de oxigênio deve ser avaliada com muito cuidado em relação à segurança e saúde ocupacional e para minimização de tais problemas, o produto deve ser aplicado puro e evitar toda e qualquer manipulação do mesmo.
Este é um conceito básico que espero esclarecer esse tema, mas participe de nosso fórum e traga suas perguntas e dúvidas.
Compartilhe esse artigo
Se você deseja adquirir nossas apostilas de tratamento de águas de caldeiras e de resfriamento, acesse: www.brunharawater.com.br/contato
Obrigado por acessar nosso site.
Brunhara