Conservar Membranas de Osmose Reversa Fora de Operação
Muitas vezes, dependendo das condições operacionais, é necessário manter os sistemas de membranas de osmose reversa fora de operação por longos períodos, como é o caso típico do setor sucro-alcooleiro. Nesses casos, precisamos implementar um procedimento de preservação (Hibernação) para evitarmos o crescimento microbiológico nas membranas.
Em geral, podemos considerar um do período inferior de um mês, como sendo de curto prazo e de longo prazo, até por vários meses.
Em condições em que a água de alimentação contém elevado teor de dureza de cálcio e se o procedimento de hibernação não for o mais adequado para esta condição, poderá ocorrer a formação de sulfato de cálcio, conforme mostrado na foto em anexo, que é um composto de difícil remoção e em casos mais críticos, faz-se necessário, a substituição das membranas.
Outro fator relevante, que deve ser considerado no procedimento de armazenamento, é se o sistema produz água para indústria alimentícia e/ou farmacêutica, pois neste caso, é necessário utilização de produtos aprovados pela NSF.
Se deseja mais detalhes, acesse o site:
www.brunharawater.com.br
ou entre em contato pelo e-mail:
jose.l.brunhara@gmail.com
Se você deseja adquirir nossas apostilas de tratamento de águas de osmose reversa, caldeiras e de resfriamento e saber mais sobre o tratamento químico, monitoramento e controles, solicite pelo site:
https://lnkd.in/dQNBY63
ou pelo e-mail:
jose.l.brunhara@gmail.com